quinta-feira, 4 de outubro de 2012

The Casual Vacancy

Continuando a sequência de livros, vim aqui para comentar sobre o novo lançamento de J.K. Rowling: The Casual Vacancy. É um romance, lançado no Reino Unido nesta última quinta-feira, dia 27/09/12. A história do livro, como foi muito comentado pela autora, não tem nada em comum com sua famosa série Harry Potter. Apesar de existirem também neste livro três adolescentes, estes não tem nada em comum com o trio Harry, Rony e Hermione. "O personagem Barry, por exemplo, não tem nada a ver com Harry. Felizmente, não tem nada que rime com Hermione", brinca Joanne.
O romance acontece em Pagford, uma cidade aparentemente idílica no sudoeste da Inglaterra e começa com a morte de um vereador local. Essa morte faz com que uma parte dos moradores comece a planejar um esquema para encontrar um substituto que simpatize com a sua causa: libertar a classe média da convivência com um baixo conjunto habitacional. O livro aborda questões como a dependência de heroína, prostituição, família monoparental, desejos adolescentes e a religião Sikh, que Rowling precisou estudar para escrever, o que mostra que Joanne, desta vez, optou por uma literatura mais realista, e com várias críticas para com a sociedade. "Este livro é libertador. Ele não tem uma história linear, por isso em alguns momentos se torna um desafio ler. Mas realmente amei escrevê-lo", explica a autora. "Ele é diferente e complicado. O humor é negro em algumas partes porque ele mostra um pouco o reflexo da vida em uma pequena cidade, e tem um pouco de comédia nisso. Não é um lugar real, mas é um jeito realista de ver como funciona a vida em comunidade."
Eu, particularmente, estou muito ansiosa para ler este livro, apesar de Rowling categorizá-lo como um livro para adultos. Os comentários dos leitores, que por enquanto são poucos, mostram que este livro fará muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário